• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

© Cantinho do Azeite. 

Satisfação Garantida.Mais de 5.000 entregas realizadas

Pague com segurança no Cartão, depósito ou boleto

Azeite é bom para fritar?

 

Azeite pode ser usado em frituras? Fritar com azeite pode fazer mal à saúde?

 

Nós somos divulgadores e comerciantes de azeite de qualidade e sempre nos perguntam se o azeite não é recomendável para frituras.

 

Nossa resposta sempre se baseou nos estudos científicos que provam que o azeite resiste mais às temperaturas altas do que qualquer outro óleo. Ou seja,  qualquer óleo, incluindo o azeite,  a  temperaturas muito altas, produz  substâncias nocivas ao organismo e por isso as frituras em geral, e  principalmente as batatas fritas em particular, devem ser consumidas  em parcimônia ou evitadas.

 

A conclusão, portanto,  é usar pouco frituras. O uso do azeite fervido a altas temperaturas não trará benefícios,  mas pode provocar menos danos do que o óleo.

 

Mas sempre nos perguntamos por que as pessoas tinham essa noção de que o azeite não seria ideal para frituras em relação a outros óleos.

 

Esta semana nos deparamos com um artigo na WEB que pode ser a causa da desinformação

No site universia há um artigo com o título: “azeite-aumenta-risco-cancer-segundo-estudo” . Lendo o artigo, publicado em janeiro de 2013 e ainda disponível, nota-se que ele se baseia em um estudo realizado pelo  Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos.  O texto afirma que a conclusão dos pesquisadores é que o Azeite pode provocar câncer da próstata.

 

Entretanto, quem tiver a curiosidade de olhar a pesquisa, disponível no site onlinelibrary,   verá que os autores não fazem nenhuma afirmação desse tipo. O que eles dizem é o que já sabemos. As frituras, principalmente batatas fritas, em óleo ou gordura, podem sim aumentar o risco de  cancer  na próstata, considerando as toxinas liberadas. Em nenhuma parte do texto os autores citam a palavra azeite. E como já dissemos o azeite em altas temperaturas pode ser nocivo, mas suporta temperatura mais altas do que qualquer outro óleo.

 

Cada óleo possui um comportamento quando exposto à alta temperatura. Ele passa a ser novivo quando atinge o que se cahama de ponto de fumaça. neste aartigo foi realizada uma ançlaise de diversos óleos. O ponto de fumaça, considerando tempo e temperatura, foi em média: para o óleo de soja 3 minutos, e temperatura de 282,6ºC; o azeite de oliva, 4 minutos e 25 segundos, e temperatura de 206,8ºC; óleo de linha-ça dourada tempo de 3 minutos e 21 segundos, e temperatura de 170,5ºC; e o óleo de linhaça marrom em 3 minutos e 22 segundos, com temperatura média de 167,1ºC. Na pesquisa ficou comprovado que o Azeite é que tempo suporta o calor até entrar no ponto de fumaça.

 

Tomamos as devidas providências. Informamos ao site que este artigo está prestando uma desinformação à população com um título que não condiz com a verdade. Na contramão do artigo, diversas pesquisas ressaltam que o consumo de azeite cru, de boa qualidade, aliado a outros hábitos saudáveis, como evitar frituras,  reduz a ocorrência do câncer da próstata

 

 

Jorge Cordeiro Duarte

Instituto do Azeite

www.facebook.com/intuto do azeite