• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

© Cantinho do Azeite. 

Satisfação Garantida.Mais de 5.000 entregas realizadas

Pague com segurança no Cartão, depósito ou boleto

Azeite de oliva picual, o ouro da Espanha

Muitas pessoas, mesmo aquelas apreciadores de azeite desconhecem qual a azeitona mais popular do planeta. Como cada país tem as suas variedades, a mais popular será a da sua região, como a galega em Portugal, a coratina na Itália, a korononeike na Grécia ou a picual e arbequina na espanha. O principal motivo está no fato de que a maioria dos azeites, principalmente os populares,  são blends de vários azeites e o consumidor desconhece as variedades utilizadas. 

 

No entanto, existe, sim, uma azeitona que se destaca por ser a mais plantada e utilizada em todo o mundo. Trata-se da Picual, de origem espanhola.

Durante os séculos XVII e XVIII, as oliveiras de Picual foram extensivamente plantadas com o intuito de transformar antigas áreas desertas em terras com potencial para o desenvolvimento econômico. Hoje, ela é nada menos que a oliveira que mais se prolifera no planeta, representando cerca de metade das olivas espanholas e um quinto de todo o resto do mundo.

 

O azeite Picual é um orgulho para a Espanha. Um azeite por excelência que se produz principalmente na província de Jaén, onde mais de 66 milhões de oliveiras formam uma paisagem espetacular em vales, colinas e montanhas que impressiona a que visita Jaén pela primeira vez. Esses olivais formam o maior bosque humanizado do planeta.

 

A Picual se concentra geograficamente na região da Andaluzia, principal zona produtora do mundo, principalmente nas províncias de Jaén, Córdoba e Granada, mas sendo também encontrada em Málaga, Ciudad Real e Badajoz.

Somente na zona de Sierra Mágina, ao sul da provincia de Jaén, temos mais de 60.000 hectares (equivalentes a 60.000 campos de futebol) dedicadas à monocultivo da azeitona picual num sistema de cultivo tradicional que cria um ecosistema próprio que acolhe um grande número de espécies vegetais e animais, entre eles a coruja

 

A oliveira Picual possui porte vigoroso e é de fácil cultivo, fato que explica tamanha difusão. A árvore possui ramos curtos, copa cerrada e os troncos e galhos, quando jovens, de cor verde acinzentado.

 

A Picual é uma variedade precoce e extremamente produtiva, tendo como principais vilões as secas prolongadas e os terrenos calcários. Porém, possui a capacidade de se adaptar a diversas condições climáticas e de solo.

 

O azeite de oliva virgen extra de la variedade picual,  tem um marcado caráter amargo e picante que o diferenciam claramente de outras variedades mais suaves.  Isto é devido ao seu alto conteúdo de polifenóis e antioxidantes naturais, que proporcionam benefícios saudáveis, protegem o azeite de sua auto oxidação  e faz que se conserve melhor durante mais tempo. Por outro lado, o azeite picual tem um alto conteúdo de ácido oleico (mais de 80%), que o dota de uma maior densidade e untuosidade na boca. Faz também que azeite picual seja mais resistente a altas s temperaturas, embora seja melhor consumir cru, para melhor apreciar as qualidades sensoriais

 

O azeite Picual é frutado, termo que se usa para descrever odores e sabores do campo e dos frutos. De Concreto o azeite Picual quando colhido precoce destaca os odores e sabores a folhas verdes, ervas e figueira e será amargo e picante.  Nos primeiros óleos, também é comum encontrar odores e sabores de tomate ou tomate, amêndoa verde, maçã verde ou mesmo alcachofra, embora todos sejam nuances sensoriais leves e dependam muito da sensibilidade do paladar e da experiência do consumidor em hora de prová-los. De qualquer forma, um óleo picual pode ser combinado com qualquer prato, mesmo com sobremesas, nas quais traz um toque de frescura e uma vegetação muito característica.

 

São diferenciados conforme a altitude do plantio de suas oliveiras. Quando cultivados em terrenos planos, produzem óleos mais amargos, com notas de madeira e picor mais acentuado. Já os oriundos de terras montanhosas normalmente são mais suaves e frescos.

 

No Cantinho do azeite temos diversos azeites movarietais picual, tamto da Espanha como do Chile

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja aqui dos da espanha

veja aqui os do chile

 

 

 

Edição: Jorge Cordeiro Duarte

 

Fonte:

https://www.directodelolivar.com/aceite-picual/

https://revistaadega.uol.com.br/artigo/a-cabernet-sauvignon-das-azeitonas_4498.html