• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

© Cantinho do Azeite. 

Satisfação Garantida.Mais de 5.000 entregas realizadas

Pague com segurança no Cartão, depósito ou boleto

Qualidade do Azeite

Você deve estar acostumado a ouvir que azeite de qualidade é o azeite de baixa acidez e de primeira prensa.

 

A baixa acidez efetivamente é um pré-requisito para um azeite de qualidade mas a prensa, devido a evolução da tecnologia é um método antigo de produção que hoje é muito pouco usado.

 

Então, afinal, o que é um azeite de qualidade? 

 

Azeite de qualidade, além da baixa acidez, é aquele que tem sabores e aromas perfeitos, sem defeitos e que com isso traz vários benefícios à saúde.

Oprincipal componente do azeite é a gordura, e entre as gorduras a principal é o acido oleico, uma gordura boa, poliinsaturada, que não acumula nas artérias e que pode atingir 85% das gorduras totais. Azeites de qualidade possuem maiores indices de acido oleico

 

Outros componentes  importantes doazeite são os polifenóis; São eles os antioxidantes que trazem grandes benefícios à saúde. Eles estão mais presentes nos frutos verdes do início da colheita. Em grandes olivais as colheitas são de longa duração e com isso o polifenol vai reduzindo sua presença. Reduz sua presença também com o tempo, na garrafa.

 

Portanto, um azeite de qualidade, e o azeite das primeiras colheitas, que terá alto índice de polifenois e acidez baixa. Seu sabor será amargo e picante, uma característica da presença dos polifenois 

Por messe motivo  o azeite de qualidade terá sempre uma produção  limitada mesmo em grandes olivais Será sempre o resultado do início da safra e os grandes olivais criam marcas premiu para eles e marcas mais acessíveis para o resto da colheita.

Produtores com pequenos olivais tendem a ter apenas marcas Premium por que conseguem colher seus frutos nas épocas corretas de maturação.  a será pequena e o preço mais elevado, pois não ha diluição adequada dos custos na pequena produção.

 

Produtores de médio porte terão marcas Premium em baixo volume e outras de qualidade. intermediária com maior volume e preço mais acessível.

 

Grandes olivais terão marcas Premium, marcas intermediárias e marcas mais simples. com azeites mais suaves e com menos polifenol. As três categorias terão qualidade, volumes e preços diferenciados.

Produtores com linha de azeite Premium, efetivamente preocupados com a qualidade de seus produtos costumam levar suas marcas a concursos internacionais e ganham prêmios. Não é a unica forma de identificar a qualidade dos produtos existentes mas é uma boa fonte de referência.  

Além disso procuram obter o respeito do consumidor, divulgando seus produtos e métodos em sites da internet.

Portanto, ao escolher o azeite, se é para apreciar ou para a sua saúde, escolha marcas Premium de pequenos produtores. Consulte na internet o produtor, sua localização e seus métodos. Verifique os prêmios que obtêm. Um produto que não se expõe não merece confiança

Produtos de alta qualidade, pelo pequeno volume de produção e alto preço, são difíceis de encontrar. Só pela internet ou em casas especializadas. Mas vale a pena o esforço, para o seu paladar e para a sua saúde.